quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Linguagem Visual

Cartaz escolhido                                                                      



  Analise do Cartaz                                                                       


Podemos observar que o cartaz deixa a desejar em vários aspectos. A disposição dos elementos gráficos está confusa e desobedece aos princípios básicos do design, proximidade, alinhamento, ainda a repetição foi um dos fatores que ficou comprometido quando o autor lança mão de fontes confusas, as quais tiveram apenas a função de complicar a leitura.
O contraste foi bem empregado, porque o fundo branco ajudou bastante, a maioria das cores contrasta com a cor branca, penso que acidentalmente o autor saiu-se bem.
Ainda, a complexidade negativa embaralhou as informações cruciais para o entendimento do leitor. 



  Criação                                                                                    


Click na imagem para vê-la ampliada !
Neste fleyer trabalhei com o fundo roxo ainda que esta cor tenha outras conotações e seja preterida pela faixa etária dos 60 anos, ela passa uma impressão de experiência, o evento é voltado  ao público jovem logo este evento será mais uma das várias experiências que formaram o caráter, a personalidade e o ser destes mesmos jovens. O logo da empresa NO? CLUB RECORDS coloquei grande e estendido ao fundo. A clareza foi o recurso utilizado para que as informações essenciais estivessem de fácil compreensão do público alvo. 
Penso que a coerência está presente neste trabalho ao relacionar os elementos sem quebra de hierarquia com as informações da empresa no pé da página alinhado à esquerda. 
Ainda, o leve arredondamento nos retângulos concedem suavidade a forma e contrastam com o fundo das linhas brancas. 
Também procurei trabalhar a espontaneidade e a sobreposição de elementos nos retângulos. A transparência da marca ao fundo que também possui textura, ainda a opacidade da forma circular em vermelho para destacar o valor do evento.


Click na imagem para vê-la ampliada !

Nesse flyer pensei em utilizar cores mais vibrantes (quentes) por se tratar de um evento para o público jovem, em contraste utilizei cores frias.
A Arte do fundo contem tonalidades de vermelho, laranja e amarelo e transparência. A cor amarela representa força e potência,  a vermelha efervecência e espontaneidade e pro último, a laranja representa aventura e imaginação.
A cor  azul e suas variações contrastam com o fundo, passando clareza para o trabalho sem dificuldade de leitura.
Penso que a proximidade ficou clara quando todas as informações estão presentes corpo do flyer.
O arredondamento dos retângulos no canto superior esquerdo e no canto inferior direito deram origem a uma nova forma interessante.

Click na imagem para vê-la ampliada!

Uma das minhas dificuldades é trabalhar em flyers com escala de cinza, aos poucos vou tentando aprender, pois muitas empresas utilizam as máquinas de xerox , o que reduz o preço de custo dos impressos.
Neste flyer utilizei o retângulo com arredondamento com preenchimento gradiente em tons de cinza para destacar o valor do evento. O Fundo em tons de cinza com a mesma arte do cartaz   anterior, achei interessante utilizar a mesma,  pois todos os retângulos convergem para um mesmo ponto no centro, este foi um recurso a mais para tornar o fleyer em P&B mais atrativo. Se analisarmos os três trabalhos, todos possuem artes diferentes apara destacar o valor do evento. E como colocar em destaque esse objeto? Coloquei um contorno na cor branco em contraste com o fundo escuro.
A marca NO? CLUE RECORDS  em preto destaca-se no texto. A clareza dos objetos e a simplicidade auxiliam na coerência do impresso. Utilizei novamente as forma do retângulo para destacar o local e a data do evento, ainda lancei mão do círculo que adquiriu um efeito de lupa para destacar a marca LJ LIVE! Posso até chamar esse recurso de exageração, pois a função da lupa foi apenas para destacar em suma o logo, causando um efeito de ampliação. Esse objeto (lupa) também assume a técnica de transparência e sobreposição neste trabalho.



Anderson Rodrigues
Chave 87672